use left or right arrow keys to navigate the tab,
Page First page Last page More pages Next page Previous page
Press Enter or Space to expand or collapse and use down arrow to navigate to the tab content
Click to read more about this recipe
Includes
Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.

O que é?

Molusco solitário que habita em fundos rochosos. desde a zona costeira até as grandes profundidades. Abunda nossa costa atlântica, onde é possível pescá-lo, quer artesanalmente, junto ao litoral, quer através da nossa frota pesqueira, em alto mar.

Os seus 8 tentáculos estão munidos de numerosas ventosas, que lhe permitem fixar-se fortemente ás rochas, com as quais facilmente se confunde devido á cor da sua pele. Quando necessita fugir dos seus predadores, movimentam-se com grande rapidez e agilidade e, quando se sente ameaçado, liberta um líquido negro que os confunde e lhe permite a fuga.

Fresco ou congelado, o polvo está disponível ao longo de todo o ano. É também possível encontrá-lo preparado, em conservas. Do ponto de vista nutricional, o polvo congelado é tão bom como fresco e tem vantagem sobre este, pois a congelação torna a sua carne mais macia e menos elástica.

Se preferir adquirir polvo fresco, antes de o cozinhar tenha cuidado de lhe dar primeiro “uma tareia”. Ou seja, bata-o bem, sobre a mesa de trabalho ou com um maço próprio, com a finalidade de lhe amaciar as fibras. Outra técnica, menos violenta, é introduzi-lo no congelador e usar ao fim de 3 dias.