use left or right arrow keys to navigate the tab,
Page First page Last page More pages Next page Previous page
Press Enter or Space to expand or collapse and use down arrow to navigate to the tab content
Click to read more about this recipe
Includes
Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.

O que é?

Eis uma bela fruta de Verão. Encarnadas escuras, amarelas ou verdes, como as deliciosas rainha-claúdia, polpudas, perfumadas e sumarentas, as ameixas permitem compor uma taça de Verão que é, por si só, uma festa.

Ricas em água, pobres em proteínas, gordura e hidratos de carbono, as ameixas são boas fornecedoras de fibras e carotenos.

São também conhecidas pelas suas propriedades laxantes, que se devem à sua riqueza num tipo de açucar - o sorbitol. Quando secas, essa propriedade fica ainda mais acentuada.

Sirvam-se simples, com uma taça de água gelada para as lavar (nada de as meter no frigirífico que as torna sensaboronas). São ainda excelentes em batidos, saladas de fruta e saladas com legumes, onde poderá incluir queijo, fiambre, frango ou camarão.

Por ser um fruto difícil de conservar, na sua forma natural, o seu consumo fora de época, pode ser feito através dos seus derivados como: compotas, licores, conservas em calda de açucar ou sob a forma desidratada. As ameixas secas são excelentes para recheios de carne, bolos e sobremesas.

Um ingrediente saboroso e colorido, para usar e abusar.