use left or right arrow keys to navigate the tab,
Page First page Last page More pages Next page Previous page
Press Enter or Space to expand or collapse and use down arrow to navigate to the tab content
Click to read more about this recipe
Includes
Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.

O que é?

O peru é a ave das noites de Natal, a par do Rei bacalhau, mas aparece cada vez mais no nosso dia-a-dia, pois trata-se de uma carne de grande versatilidade culinária e de grande qualidade nutricional.

Como qualquer outra carne de ave, devem-se seguir com muita atenção algumas normas de compra e manipulação, em especial, se o animal for comprado inteiro. No acto da compra observar as datas de abate, se o produto está embalado hermeticamente, e se está à temperatura adequada e, no caso de carne congelada, se não existe gelo dentro da embalagem.

Transporta os congelados e refrigerados em saco térmico, sempre que possível. Assim que chegares a casa, guarda em primeiro lugar os congelados. Para descongelar, utiliza a embalagem original e deixa no frigorífico até descongelar completamente. É a forma mais segura e que garante melhor sabor.

Depois de descongelado, retira-o da embalagem e deita-a fora. Lava o peru em água fria. Mãos, banca e demais utensílios utilizados na preparação do animal devem ser lavados cuidadosamente antes de se pegar noutro alimento. Depois de cozinhado, deve-se evitar deixar o peru entre os 4ºC e os 60 ºC, temperaturas preferidas pela maioria das bactérias.