Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.

Dicas e Truques

Ajudamo-lo a tornar a cozinha mais simples

Alho - como pelar e esborrachar

Pegue nas cabeças de alho e separe os dentes. Coloque-os sobre uma tábua de cozinha e cubra-os com uma faca larga ou espátula de madeira. Inspire-se e dê-lhes um murro. Depois de esmagados, a pele sairá com toda a facilidade.... 

Beringela - como retirar o sabor acre

Para retirar aquele desagradável sabor a acre da beringela basta que, antes da utilizar, polvilhe a polpa com sal, deixando-a assim durante alguns minutos passando-a de seguida por água corrente. E já está pronta a utilizar...

Beterraba - como manter a cor

Para manter a beterraba cozida com sua cor natural o truque é cozê-la com a pele. Não só mantém a sua bonita cor que tanto anima os cozinhados onde entra, como evita que os utensílios fiquem manchados.

Biscoitos - como evitar que a massa alastre

Para que a massa das bolachas ou biscoitos não alastre, durante a cozedura quando as colocar no tabuleiro assegure-se que deixa espaço suficiente entre os vários biscoitos. Caso contrário o mais provável é que, ao tirar do forno, em vez de biscoitinhos tenha uma gigantesca bolacha...

Camarão - como descascar

Se achas que descascar camarões é uma longa e árdua tarefa, experimenta descascá-los quando ainda estão meio congelados.
Verás que se descascam mais facilmente!

Caracóis - como retirá-los da casca

Para que os caracóis não fiquem no interior da casca deve começar a cozinhá-los sobre lume muito brando . O aumento gradual de calor obriga os caracóis a sair das casca.

Chocolate - como partir uma tablete

Bata a tablete de chocolate ainda fechada sobre a bancada de cozinha até sentir que a tablete está partida em pequenos pedaços. Abra o papel e a prata que envolve a tablete e depois é só deitar os pedacinhos de chocolate numa taça. 

Claras em castelo - como deixar bem firmes

Assegure-se que não têm qualquer vestígio de gemas e que, tanto o recipiente que as contém como as varas que utilizar para as bater se encontram imaculadamente limpos.

Como fazer decorações com caramelo

Deite o açúcar numa frigideira ou tacho (pequeno), borrife com água e leve ao lume até começar a caramelizar. Com um garfo vá retirando o caramelo e deixando escorrer em fios sobre a bancada cozinha, previamente untada com óleo Vaqueiro. Assim fará "cabelos" de caramelo!

Como retirar a areia das amêijoas

Para lhes retirar a areia deve-se lavar as amêijoas previamente colocando-as num recipiente grande com água fria, com uma mão bem cheia de sal, mantendo-as de molho durante cerca de 3 horas, de preferência no frigorífico. Devem ser passadas, depois, 2 a 3 vezes em água fria.

Couve lombarda - aproveitar o "coração" da couve

Aproveite o "coração" da couve lombarda para preparar a sopa e use as folhas exteriores para embrulhar o chouriço. (ver receita "Chouriço assado em folha de couve")

Couve-flor - como lavá-la

Coloque-a de molho em água fria com um pouco de vinagre durante 15 minutos. Escorra e passe-a por água corrente.

Descascar chalotas

Para descascar mais facilmentre as chalotas, coloque-as numa tigela , cubra com água a ferver, deixe arrefecer completamente e depois descasque-as. 

Ervas aromáticas - como picá-las

Lave as ervas aromáticas e enxugue-as em papel de cozinha.
Retire os talos maiores e deite-as num copo baixo e largo. Corte as ervas com uma tesoura e já está!

Espetos - como evitar queimá-los

Antes de cozinhar as espetadas coloque os espetos de madeira de molho em água fria durante meia hora e verá como evita que se queimem.

Fruta - como manter sem oxidar

Para manter as maçãs, pêssegos, pêras e bananas, depois de cortadas, sem escurecerem basta regá-las com umas gotas de limão.

Gelado - como torná-lo cremoso

Experimenta mexer o gelado enquanto está a solidificar, verás que evita a formação de cristais de gelo e torna-o mais cremoso.

Lamejinhas - como abri-las

Para que as lamejinhas abram deve colocá-las numa frigideira utilizando apenas a quantidade necessária para cobrir o fundo da frigideira, tape e deixe abrir sobre lume forte.

Limão - como espremer

Para retirar o máximo de sumo ao limão, esfregue-o faça-o rolar sobre a bancada de cozinha pressionando com a palma da mão e depois leve-o ao micro ondas durante 20 a 30 segundos. Depois é só espremer...

Maizena - como evitar que encaroce

Dissolva-a previamente em sumo de limão e verá que não encaroça.

Margarina - como não queimar

Adicionar um pouco de óleo à margarina para fritar evita que esta fique queimada.

Massa folhada - como torná-la estaladiça

Depois de estendida e colocada na forma, deixe-a repousar no frigorífico durante pelo menos 30 minutos. Vai ver que, além ficar mais estaladiça, não vai encolher.

Merengue - como preparar

Coloque os ovos à temperatura ambiente, assegure-te que a tigela em onde vai bater as claras está impecavelmente limpa e seca e de que estas não contêm vestígios de gemas.

Ovas - como eliminar os laivos de sangue

Basta deixá-las de molho durante 2 horas em água temperada com sal e um pouco de vinagre, mudando a água pelo menos 1 vez.

Ovos cozidos - como descascar

Assim que terminarem de cozer passa-os imediatamente por água fria e verás que se descascam facilmente.

Ovos frescos

Uma forma fácil e imediata de ver a frescura dos ovos é colocá-los num recipiente, cobri-los com água fria e verificar se ficam encostados ao fundo do recipiente. Quanto mais flutuarem menos frescos são

Pickles - cmo torná-los menos ácidos

Passe-os por água fria corrente e enxugue depois muito bem. Verá que terão um sabor menos ácido.

Pimentos assados - como pelá-los

Após retirá-los do forno devem introduzir-se dentro de um saco de plástico fechado e deixá-los arrefecer um pouco. Verá que depois consegue pelá-los mais facilmente.

Rodelas de chèvre panadas

Depois de panar as rodelas de chèvre reserve-as no frigorífico ou no congelador até à altura de as fritar.

Rum - como deixar arder

Agite a frigideira em movimentos suaves até a chama se apagar completamente.

Soufflé - como preparar

Como cresce muito, a massa de soufflé não deve exceder os 2/3 da altura da forma.
Nunca abra o forno durante a cozedura do soufflé para este não baixar.

Tomate - como pelar

Pegue num tomate e depois de o lavar, dê um golpe em forma de cruz na base. Coloque o tomate num recipiente e regue com água a ferver. Depois de escaldado, verá como a pele se começa logo a soltar. Retire-o da água e surpreenda-se com a facilidade com que retira a pele.

Equivalências

1 chávena de arroz = 180 g
1 chávena de farinha = 180 g
1 chávena de margarina Vaqueiro = 180 g
1 chávena = 2DL = 13 colheres de sopa
1 copo de água = 2DL = 13 colheres de sopa
1 copo de vinho = 1DL = 6 colheres de sopa
1 cálice = 0,5DL = 3 colheres de sopa
1 colher de sopa = 15 cc
1 colher de sobremesa = 10 cc
1 colher de chá = 3 cc
1 colher de sopa Pesa
Açúcar 10 g
Água / Leite 15 g
Arroz 15 g
Farinha 7 g
Fécula de batata / Maisena 7 g
Sal 15 g
Margarina Vaqueiro 15 g
Óleo Vaqueiro 12 g

N

U

X

Z