use left or right arrow keys to navigate the tab,
Page First page Last page More pages Next page Previous page
Press Enter or Space to expand or collapse and use down arrow to navigate to the tab content
Click to read more about this recipe
Includes
Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.

O que é?

O salmão selvagem nasce no rio, passa o Inverno no mar e volta na Primavera ao sítio onde nasceu para aí desovar, altura em que é capturado. Vindo das águas frias do Norte da Europa, o salmão começou a entrar nos timidamente nos hábitos alimentares dos Portugueses já há alguns anos.

O salmão é um peixe que se distingue pela sua cor e pelo seu sabor peculiar. Pertence ao grupo dos peixes azuis, ou seja, é um peixe gordo. O seu teor de gordura é superior a 12 g por 100 g. Actualmente são sobejamente reconhecidos os benefícios dos peixes gordos sobre a saúde. A sua gordura, predominantemente do tipo polinsaturado, contém ácidos gordos essenciais ao nosso organismo só obtidos através da alimentação.

Daí que a ingestão de salmão é certamente uma óptima forma do nosso organismo obter este tipo de ácidos gordos. Grávidas e lactantes, em particular, devem ingerir salmão com frequência, porque os ácidos gordos essenciEste peixe de tom laranja-rosado é também uma excelente fonte de fósforo e de selénio. Este último, segundo várias investigações actua como um antioxidante, protegendo as células das lesões que ocorrem diariamente no organismo.

Actualmente podemos encontrar salmão à venda congelado, fresco ou fumado. Do ponto de vista nutricional, o congelado possui as mesmas virtudes do que o fresco. Quanto ao fumado, segundo os apreciadores, a variedade “selvagem” é o melhor, uma vez que é fumado em processo natural. Contrariamente o salmão fumado industrialmente é mais fibroso e menos saboroso. E agora, que já sabes um pouco mais sobre as virtudes nutricionais do salmão, não percas tempo e passa à prática.