Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.

O que é?

Eis uma bela fruta de Verão. Encarnadas escuras, amarelas ou verdes, como as deliciosas rainha-claúdia, polpudas, perfumadas e sumarentas, as ameixas permitem compor uma taça de Verão que é, por si só, uma festa.

Ricas em água, pobres em proteínas, gordura e hidratos de carbono, as ameixas são boas fornecedoras de fibras e carotenos.

São também conhecidas pelas suas propriedades laxantes, que se devem à sua riqueza num tipo de açucar - o sorbitol. Quando secas, essa propriedade fica ainda mais acentuada.

Sirvam-se simples, com uma taça de água gelada para as lavar (nada de as meter no frigirífico que as torna sensaboronas). São ainda excelentes em batidos, saladas de fruta e saladas com legumes, onde poderá incluir queijo, fiambre, frango ou camarão.

Por ser um fruto difícil de conservar, na sua forma natural, o seu consumo fora de época, pode ser feito através dos seus derivados como: compotas, licores, conservas em calda de açucar ou sob a forma desidratada. As ameixas secas são excelentes para recheios de carne, bolos e sobremesas.

Um ingrediente saboroso e colorido, para usar e abusar.