Receita Anterior Sonhos de bacalhau com chutney de tomate Receita Seguinte Pastéis de bacalhau e camarão com coentros

Mil folhas de bacalhau e gambas

Custo:
Médio
Tempo:
Médio
Dificuldade:
Médio
Ingredientes (3 pessoas)
Preparação

Ligue o rorno e regule-o para os 250ºC.
Coloque os lombos de bacalhau num tacho, cubra com água e leve a ferver suavemente durante cerca de 5 minutos. Retire do lume e deixe o bacalhau arrefecer dentro da água de cozedura.


Ao mesmo tempo descasque os camarões e tempere-os com uma pitada de sal, Vaqueiro Alho e o suco de um pedaço de raiz de gengibre, previamente pelada e ralada. Borrife com um pouco de vinho do Porto e deixe marinar.


Entretanto corte a massa folhada de modo a obter 9 retângulos iguais, coloque-os no tabuleiro do forno forrado com papel vegetal e pincele a superfície com a gema desfeita. Leve a cozer durante cerca de 15 minutos ou até a massa estar dourada e estaladiça.
Escorra os lombos de bacalhau, limpe-os de peles e espinhas e desfaça-os em lascas grandes.


Derreta Vaqueiro Alho numa frigideira larga e salteie os camarões. Depois de fritos, retire os camarões para outro recipiente e junte mais um pouco Vaqueiro na frigideira. Junte a cebola e deixe cozinhar até começarem a alourar. Junte as lascas de bacalhau e borrife com um pouco de vinho do Porto. Deixe apurar durante breves minutos e volte a introduzir os camarões e ligue o molho com as natas. Deixe ferver até engrossar um pouco.
Num tabuleiro coloque 3 retângulos de massa folhada e cubra com o preparado de bacalhau. Por cima coloque outro retângulo de massa e repita as operações. Cubra com os últimos rectângulos de massa folhada e volte a pincelar com a gema.

Por cima disponha o presunto rasgado em tiras e leve ao forno até tostar um pouco.

 

Esta receita usa

Vaqueiro Líquida

Comprar