use left or right arrow keys to navigate the tab,
Page First page Last page More pages Next page Previous page
Press Enter or Space to expand or collapse and use down arrow to navigate to the tab content
Click to read more about this recipe
Includes
Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.

O que é?

Do ponto de vista, nutricional, o grão é um óptimo alimento. Fornecedor por excelência de amido, é usado pelo nosso organismo como fonte de energia . É pobre em água, gorduras e é isento de colesterol. Contém uma boa dose de fibras alimentares - cada 100g de grão contêm em média cerca de 6.0g de fibras, sendo a maior parte, fibras solúveis. Estas ajudam de uma forma muito eficaz a eliminar os açúcares, as gorduras e o colesterol.

O ácido fólico pode-se encontrar em doses generosas no grão. Existem também vários estudos onde é referido o seu papel na prevenção das doenças cardiovasculares e no tratamento de alguns tipos de anemia.

Cálcio, ferro e magnésio, são 3 minerais que o grão contêm em boas quantidades e que desempenham funções importantes no nosso organismo. Por outro lado, o grão é pobre em sódio. Mas, atenção, o grão cozido, em conserva, contém valores mais elevados de sódio, por isso é conveniente que o escorra bem e o passe em água corrente antes de o utilizar.

O grão é um alimento barato, comercializado, seco ou em conserva, já cozido e, em qualquer dos casos, o seu prazo de validade é bastante alargado e oferece uma grande versatilidade na culinária. Indispensável numa dieta alimentar equilibrada.