Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.

O que é?

Do ponto de vista, nutricional, o grão é um óptimo alimento. Fornecedor por excelência de amido, é usado pelo nosso organismo como fonte de energia . É pobre em água, gorduras e é isento de colesterol. Contém uma boa dose de fibras alimentares - cada 100g de grão contêm em média cerca de 6.0g de fibras, sendo a maior parte, fibras solúveis. Estas ajudam de uma forma muito eficaz a eliminar os açúcares, as gorduras e o colesterol.

O ácido fólico pode-se encontrar em doses generosas no grão. Existem também vários estudos onde é referido o seu papel na prevenção das doenças cardiovasculares e no tratamento de alguns tipos de anemia.

Cálcio, ferro e magnésio, são 3 minerais que o grão contêm em boas quantidades e que desempenham funções importantes no nosso organismo. Por outro lado, o grão é pobre em sódio. Mas, atenção, o grão cozido, em conserva, contém valores mais elevados de sódio, por isso é conveniente que o escorra bem e o passe em água corrente antes de o utilizar.

O grão é um alimento barato, comercializado, seco ou em conserva, já cozido e, em qualquer dos casos, o seu prazo de validade é bastante alargado e oferece uma grande versatilidade na culinária. Indispensável numa dieta alimentar equilibrada.