use left or right arrow keys to navigate the tab,
Page First page Last page More pages Next page Previous page
Press Enter or Space to expand or collapse and use down arrow to navigate to the tab content
Click to read more about this recipe
Includes
Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.

O que é?

Feito a partir de uma mistura simples de farinha, sal e água é um alimento de extraordinária digestibilidade. O amido presente no pão é digerido praticamente a partir do momento em que entra na nossa boca por uma enzima chamada ptialina que o hidrolisa.

Esta actividade digestiva, continua no estômago e finalmente no duodeno com a ajuda da amilase do pâncreas. Daqui resultam a glicose, a galactose e a frutose que entram na corrente sanguínea, substractos energéticos que ajudam o cérebro, os músculos e demais órgãos e tecidos a funcionar correctamente.

Por isso se recomenda o consumo de pão a atletas e no pequeno almoço das crianças antes de irem para a escola. Ao contrário das populações que consomem habitualmente grandes quantidades de gordura, as populações onde o consumo de cereais e seus produtos derivados (como o pão) é base da alimentação, possuem menos situações de obesidade e doenças associadas.

O pão é ainda fonte importante de vitaminas do complexo B e de minerais. De trigo, milho, mistura, integral, há para todos os gostos... E o que seria de uma sopa, de um prato temperado com azeite, de uma chouriça... sem uma côdea providencial para os amparar ?