Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.

O que é?

Feito a partir de uma mistura simples de farinha, sal e água é um alimento de extraordinária digestibilidade. O amido presente no pão é digerido praticamente a partir do momento em que entra na nossa boca por uma enzima chamada ptialina que o hidrolisa.

Esta actividade digestiva, continua no estômago e finalmente no duodeno com a ajuda da amilase do pâncreas. Daqui resultam a glicose, a galactose e a frutose que entram na corrente sanguínea, substractos energéticos que ajudam o cérebro, os músculos e demais órgãos e tecidos a funcionar correctamente.

Por isso se recomenda o consumo de pão a atletas e no pequeno almoço das crianças antes de irem para a escola. Ao contrário das populações que consomem habitualmente grandes quantidades de gordura, as populações onde o consumo de cereais e seus produtos derivados (como o pão) é base da alimentação, possuem menos situações de obesidade e doenças associadas.

O pão é ainda fonte importante de vitaminas do complexo B e de minerais. De trigo, milho, mistura, integral, há para todos os gostos... E o que seria de uma sopa, de um prato temperado com azeite, de uma chouriça... sem uma côdea providencial para os amparar ?