use left or right arrow keys to navigate the tab,
Page First page Last page More pages Next page Previous page
Press Enter or Space to expand or collapse and use down arrow to navigate to the tab content
Click to read more about this recipe
Includes
Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.

O que é?

A romã possui casca lisa e fina, mas resistente, de tom castanho - amarelado ou avermelhado, e é encabeçada por um cálice em forma de coroa que lhe dá um aspecto deveras curioso. O seu interior é constituído por aglomerado de pequenas bolsas rosadas e sumarentas contendo cada uma delas uma semente branca.

Rica em água, a romã é muito pobre em proteínas e gordura. Fornece cerca de 14g de hidratos de carbono e 56Kcal por cada 100g. Contém ainda fibras alimentares, vitaminas (nomeadamente, a C) e alguns minerais, como o ferro.

Quando o fruto se encontra bem maduro, a casca geralmente estala e facilmente se abre.Quando isso não acontece, deve-se partir-se com a ajuda de uma faca. Depois, há que retirar os bagos com algum cuidado para não serem esmagados e ei-los prontos para consumir.

A tarefa de as descascar não é propriamente das mais fáceis. Mas quando estiveres em dia de paciência, a nossa sugestão é que descasques e logo uma boa quantidade. Depois poderás facilmente congelá-las e ao longo de todo o ano ir acrescentando às tuas saladas de legumes ou frutas este toque de fantasia.