Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.

O que é?

A romã possui casca lisa e fina, mas resistente, de tom castanho - amarelado ou avermelhado, e é encabeçada por um cálice em forma de coroa que lhe dá um aspecto deveras curioso. O seu interior é constituído por aglomerado de pequenas bolsas rosadas e sumarentas contendo cada uma delas uma semente branca.

Rica em água, a romã é muito pobre em proteínas e gordura. Fornece cerca de 14g de hidratos de carbono e 56Kcal por cada 100g. Contém ainda fibras alimentares, vitaminas (nomeadamente, a C) e alguns minerais, como o ferro.

Quando o fruto se encontra bem maduro, a casca geralmente estala e facilmente se abre.Quando isso não acontece, deve-se partir-se com a ajuda de uma faca. Depois, há que retirar os bagos com algum cuidado para não serem esmagados e ei-los prontos para consumir.

A tarefa de as descascar não é propriamente das mais fáceis. Mas quando estiveres em dia de paciência, a nossa sugestão é que descasques e logo uma boa quantidade. Depois poderás facilmente congelá-las e ao longo de todo o ano ir acrescentando às tuas saladas de legumes ou frutas este toque de fantasia.