use left or right arrow keys to navigate the tab,
Page First page Last page More pages Next page Previous page
Press Enter or Space to expand or collapse and use down arrow to navigate to the tab content
Click to read more about this recipe
Includes
Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.

O que é?

Os italianos chamam-lhe “Pomodoro” ou maçã de ouro, talvez porque no início os tomates provenientes da América Central tivessem cor amarela. Outros chamam-lhe pomme d’ammour. Outros ainda, “ervas do diabo”, pelo seu cheiro intenso quando é cortado. O tomate não passa pois indiferente pelas mesas do mundo. Onde chega marca presença e torna-se indispensável.

Este alimento possui uma capacidade única de ser ao mesmo tempo “fruto, hortaliça e tempero” como bem assinalava Gaspar Frutuoso, em 1925 no seu Saudades da Terra.

Nutricionalmente, o tomate é um produto muito interessante. Como possui grandes quantidades de água na sua constituição, em média 1 tomate, contribui com apenas 35 calorias para a nossa conta calórica diária. Ao seu baixo valor calórico associam-se valores baixos de gordura (cerca de 1 grama), de proteínas (1g), e de hidratos de carbono (6 gramas). Como em qualquer vegetal o colesterol está ausente (0 g).

Devido ao seu conteúdo em água e potássio. O tomate é também um excelente hidratante, alimento próprio para Verões intensos e praticantes de desporto. Quem quiser manter o corpo com o peso adequado, este é certamente um alimento a não desprezar devido ao seu baixo valor calórico.

Tomate - como pelar