Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.

O que é?

Os italianos chamam-lhe “Pomodoro” ou maçã de ouro, talvez porque no início os tomates provenientes da América Central tivessem cor amarela. Outros chamam-lhe pomme d’ammour. Outros ainda, “ervas do diabo”, pelo seu cheiro intenso quando é cortado. O tomate não passa pois indiferente pelas mesas do mundo. Onde chega marca presença e torna-se indispensável.

Este alimento possui uma capacidade única de ser ao mesmo tempo “fruto, hortaliça e tempero” como bem assinalava Gaspar Frutuoso, em 1925 no seu Saudades da Terra.

Nutricionalmente, o tomate é um produto muito interessante. Como possui grandes quantidades de água na sua constituição, em média 1 tomate, contribui com apenas 35 calorias para a nossa conta calórica diária. Ao seu baixo valor calórico associam-se valores baixos de gordura (cerca de 1 grama), de proteínas (1g), e de hidratos de carbono (6 gramas). Como em qualquer vegetal o colesterol está ausente (0 g).

Devido ao seu conteúdo em água e potássio. O tomate é também um excelente hidratante, alimento próprio para Verões intensos e praticantes de desporto. Quem quiser manter o corpo com o peso adequado, este é certamente um alimento a não desprezar devido ao seu baixo valor calórico.

Tomate - como pelar