Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.

O que é?

Podemos agrupar este legume em 3 importantes grupos: alfaces de folhas lisas formando cabeças, pertencentes ao grupo manteiga, as de folhas “crespas” que não formam cabeças e o grupo das alfaces de folha crocante e grossa.

As alfaces, especialmente as de folha lisa e bem coradas, possuem quantidades apreciáveis de carotenóides, substâncias com propriedades anti-oxidantes que combatem o envelhecimento celular e são percursoras da vit. A no nosso organismo.

O seu armazenamento faz-se a temperaturas baixas 3-4ºC e com graus de humidade elevados. Este legume permite construir refeições coloridas e de bonito aspecto, com baixíssimo valor calórico, elevada capacidade de hidratação. Isto para já não falar do seu elevado poder saciante.

Tradicionalmente as folhas de alface têm ainda sido empregues na elaboração de chás para combater a insónia e para fazer máscaras de beleza caseiras capazes de aliviar pruridos e eczemas. Depois de bem amassadas e transformadas em pasta, com a ajuda de um pilão, aplica-se no rosto e diz-se que o seu efeito é surpreendente. De facto, a alface não pára de nos surpreender.