Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.

O que é?

As duas principais variedades de café produzidas actualmente são Arábica e Robusta. A primeira, de origem americana, é muito aromática e contém menos cafeína; a segunda, de origem africana, é menos aromática mas muito mais rica em cafeína.

O café não possui, por si, valor nutricional. Apesar de existirem algumas vitaminas do complexo B no grão, elas são destruídas pelo calor durante a torrefacção. O grão de café torrado contém algumas centenas de substâncias, muitas das quais voláteis, que se perdem durante o processo de infusão.

A cafeína destaca-se das restantes pelas suas acções a nível do organismo. Basicamente, esta substância funciona como estimulante fazendo, por exemplo, aumentar a tensão arterial e diminuir a fadiga. Por este motivo, a ingestão de café em grandes quantidades pode ser prejudicial ao organismo, causando insónia e irritabilidade.

Como bebida, o café o café pode ser consumido simples, enriquecido com nats ou com natas e uísque (Irish coffee) . Além disso, é usado como aromatizante de refrescos, refrigerantes, gelados e muitas sobremesas.

Embora desaconselhado quando consumido em excesso ou por pessoas sensíveis, não há dúvida de que o café pode tornar mais agradáveis os dias de muito de nós.