use left or right arrow keys to navigate the tab,
Page First page Last page More pages Next page Previous page
Press Enter or Space to expand or collapse and use down arrow to navigate to the tab content
Click to read more about this recipe
Includes
Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.

O que é?

As duas principais variedades de café produzidas actualmente são Arábica e Robusta. A primeira, de origem americana, é muito aromática e contém menos cafeína; a segunda, de origem africana, é menos aromática mas muito mais rica em cafeína.

O café não possui, por si, valor nutricional. Apesar de existirem algumas vitaminas do complexo B no grão, elas são destruídas pelo calor durante a torrefacção. O grão de café torrado contém algumas centenas de substâncias, muitas das quais voláteis, que se perdem durante o processo de infusão.

A cafeína destaca-se das restantes pelas suas acções a nível do organismo. Basicamente, esta substância funciona como estimulante fazendo, por exemplo, aumentar a tensão arterial e diminuir a fadiga. Por este motivo, a ingestão de café em grandes quantidades pode ser prejudicial ao organismo, causando insónia e irritabilidade.

Como bebida, o café o café pode ser consumido simples, enriquecido com nats ou com natas e uísque (Irish coffee) . Além disso, é usado como aromatizante de refrescos, refrigerantes, gelados e muitas sobremesas.

Embora desaconselhado quando consumido em excesso ou por pessoas sensíveis, não há dúvida de que o café pode tornar mais agradáveis os dias de muito de nós.