Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.

O que é?

Dos alimentos mais antigos da humanidade, as castanhas são nutricionalmente ricas em vitamina C e vitaminas do complexo B, boas fornecedoras de minerais como o cálcio, o potássio e o magnésio e excelentes fontes de energia pela sua riqueza em amido.

Sob o ponto de vista culinário são bastante versáteis. Outrora eram vulgarmente usadas na alimentação diária, como acompanhamento, ou na preparação de sopas, purés, ensopados, guisados, e até no fabrico de pão, biscoitos ou bolos. Com a introdução da batata nos nossos hábitos alimentares o seu consumo foi gradualmente diminuindo. Está pois na hora de o retomar.

A época natural da castanha vai de fins de Setembro a meados de Fevereiro, mas podes encontrar no mercado castanha descascada e congelada, ao longo de todo o ano. Pode ser também comercializada, em conserva (inteira ou em puré); seca – castanha pilada e ainda sob a forma de guloseima – marrons glacées, uma delícia...