Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.

O que é?

Fruto de uma palmeira cuja noz, envolvida por uma grossa camada fibrosa, contém uma polpa branca comestível, acredita-se que seja oriundo do continente asiático e que tenham sido os portugueses a introduzido-lo no Brasil, na época dos Descobrimentos.

Muito versátil, dele se obtêm desde objectos de artesanato e adorno, a partir da casca da sua noz. Das suas fibras produzem-se leves e resistentes tecidos e até mesmo os seus ramos dão excelentes coberturas para protecção do Sol.

Na culinária, desde a sua refrescante água à polpa branca, passando pelo leite de coco, as suas aplicações, em pratos salgados ou doces, são inúmeras e irresistíveis. E, não há caril que se preze que não inclua o coco na lista dos seus ingredientes.

O coco remete-nos para paragens tropicais e paradisíacas onde os coqueiros são parte integrante da paisagem. Como resistir a uma fresca e saborosa água de coco que é também uma excelente fonte de vitamina C ? O melhor é não resistir, dar um pequeno golpe na parte superior do coco, introduzir uma palhinha, e imaginar que se está debaixo de um coqueiro, numa praia paradisíaca....