use left or right arrow keys to navigate the tab,
Page First page Last page More pages Next page Previous page
Press Enter or Space to expand or collapse and use down arrow to navigate to the tab content
Click to read more about this recipe
Includes
Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.

O que é?

Fruto de uma palmeira cuja noz, envolvida por uma grossa camada fibrosa, contém uma polpa branca comestível, acredita-se que seja oriundo do continente asiático e que tenham sido os portugueses a introduzido-lo no Brasil, na época dos Descobrimentos.

Muito versátil, dele se obtêm desde objectos de artesanato e adorno, a partir da casca da sua noz. Das suas fibras produzem-se leves e resistentes tecidos e até mesmo os seus ramos dão excelentes coberturas para protecção do Sol.

Na culinária, desde a sua refrescante água à polpa branca, passando pelo leite de coco, as suas aplicações, em pratos salgados ou doces, são inúmeras e irresistíveis. E, não há caril que se preze que não inclua o coco na lista dos seus ingredientes.

O coco remete-nos para paragens tropicais e paradisíacas onde os coqueiros são parte integrante da paisagem. Como resistir a uma fresca e saborosa água de coco que é também uma excelente fonte de vitamina C ? O melhor é não resistir, dar um pequeno golpe na parte superior do coco, introduzir uma palhinha, e imaginar que se está debaixo de um coqueiro, numa praia paradisíaca....