Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.

O que é?

Estes deliciosos bivalves de concha triangular, lisa e acetinada, também conhecidos por cadelinhas, abundam durante os meses de Verão sobretudo nas praias da costa algarvia.

Enterradas a escassos centímetros de profundidade junto à borda de água são fáceis de apanhar e, sem grande esforço, rapidamente se enche um saco que proporcionará um delicioso petisco.

Pobres em gordura, mas com uma abundante quantidade de ferro, estes bivalves são uma óptima escolha. Como todos os bivalves porém, são alimentos vulneráveis porque devido à sua capacidade filtradora, podem acumular toxinas presentes na água e dar origem a intoxicações alimentares. Por isso é conveniente serem adquiridos em zonas costeiras seguras, onde as águas estejam despoluídas.

As conquilhas, como todos os bivalves apanhados na areia devem ser depurados, ou seja convenientemente limpas de qualquer vestígio de areia que possam conter. Para isso coloque-as de molho em água salgada e passe-as por várias águas antes de as cozinhar. Todas aquelas que, depois de cozinhadas, não se apresentem abertas, devem ser rejeitadas pois isso significa que já não estavam frescas.