Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.

O que é?

Resultado da moagem dos cereais, a farinha é um alimento de rico em nutrientes daí que a maioria dos grandes atletas da actualidade utilizem os cereais e seus produtos como base da sua alimentação.

A utilização da energia proveniente dos cereais é ainda uma energia limpa, porque a sua utilização pelo organismo quase não origina produtos tóxicos.

A adição de sal ás farinhas é indispensável pois permite uma maior retenção de água, evita o mofo e melhora o aveludado do miolo. No entanto, o excesso de sal é prejudicial á saúde, sendo um dos principais problemas de saúde pública em Portugal.

Para resolver este, existe sempre a hipótese de recorrer a farinhas mais completas, as quais necessitam de menos sal e fornecem mais nutrimentos. Quanto as gorduras, elas são por vezes adicionadas ás farinhas com objectivo de embrandecer a crosta e prolongar a vida útil do pão.

Com a mesma finalidade são adicionados emolientes e conservantes das massas, substâncias químicas destinadas a produtos embalados que necessitam de ficar vários dias nas prateleiras dos supermercados.

Em prol da saúde prefira pão fresco, feita na hora, de massa bem levedada durante um repouso lento, de farinha um pouco mais escura e com quantidades reduzidas de sal.abra

Lembre-se que não são as farinhas ou as massas os principais responsáveis pela má alimentação, mas sim o que lhes colocamos em cima.