Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.

O que é?

De sabor forte e aroma intenso são ricas em proteínas, fibras e amido e tal como as outras leguminosas são alimentos que transmitem grande saciedade.

É na Primavera que estão especialmente tenras e suculentas ainda envoltas nas suas carnudas vagens (que bem lavadas, cozidas e reduzidas a puré dão um saboroso esparregado). Adquiridas assim, conservam-se perfeitamente durante 3 a 4 dias na gaveta dos legumes, do frigorífico.

Actualmente, estão disponíveis em qualquer altura do ano, graças aos processos de congelação. Se achas o sabor muito intenso experimenta pelar as favas depois de descascadas e confirma se o resultado não é compensador: ficam com uma textura aveludada e o sabor torna-se mais suave.

No entanto, já começam a aparecer no mercado variedades de favas mais pequenas e tenras cujo sabor é mais suave e o aroma menos activo do que o das favas tradicionais.