Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.

O que é?

Talharim, anilhas, penas, espirais, ninhos, canelones, fios, lasanha, laços, esparguete, cabelos de anjo, margaridas… são alguns dos nomes que vão enfeitando o nosso prazer em torno desse produto tão apetecível e saudável que é a massa.

O esparguete médio e fino são os mais indicados para servir com molhos como, molho de tomate ou maionese de alho. O esparguete grosso e os formatos com riscas são os mais apropriados para servir com guisados de carne ou aves e com molhos espessos e bem apurados.

O macarrão em meadas e as penas são mais utilizados para cozinhar ou acompanhar toucinho, bacon, presunto ou salsichas. Os talharins são especialmente indicados para servir com picados de carne, aves, cogumelos...

As quantidades usuais de massa por pessoa são:
100g – esparguete de qualquer tipo, macarrão, talharins e penas ou similares.
Para lasanha utilizam-se por pessoa 2 a 3 placas.
Para os canelones 3 a 4 por pessoa.
Os tortelini, raviolli, etc. regra geral 1 embalagem de 250 g dá para 3 a 4 pessoas.
Normalmente usa-se 10 g de sal grosso para temperar cada 100 g de massa (estas proporções são gerais para todo o tipo de massas)

Regra geral para todos os tipos de massa:
Devem ser introduzidas em água abundante, temperada com sal, e cozidas apenas o tempo suficiente para que fiquem al-dente (cozidas, mas rijas). À água pode ser adicionado um fio de óleo ou de azeite para que, ao escorrer, as massas não se colem umas às outras, mantendo-se soltas.