Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.

O que é?

Abrir uma noz, levar algum tempo a tirá-la da casca e, depois, ter o prazer de saborear é um acto inigualável, que pode ser partilhado e resulta em sensações de prazer. E, para que saiba, há entre nós mais de 10 variedades diferentes deste fruto, apesar de a mais comum ser a casca castanha -amarelada.
Embora não tanto quanto as amêndoas, as nozes são presença frequente na nossa culinária, especialmente na confecção das sobremesas. São, no entanto, frutos que ainda passam um pouco despercebidos e a que não damos, talvez, a importância devida. Talvez o seu preço, bastante elevado seja uma das razões mais fortes para que tal aconteça.
Em Países com Estados Unidos, por exemplo, as nozes estão na moda. Há mesmo um forte incentivo ao seu consumo, com recomendações de ingestão diária de 4 a 6 nozes, pelo facto destes frutos serem ricos em substâncias com reconhecidos benéficos para a saúde.

Com um sabor muito característicos e um pouco oleosas, as nozes são preciosas do ponto de vista nutricional. Importante não esquecer que, tal como os outros frutos secos, são boas fornecedoras de energias. Para os que praticam, exercícios físicos, em especial os atletas que necessitam de doses extras, são certamente uma forma saudável, saborosa e pratica de as obter. Também os idosos e as crianças que têm necessidades alimentares acrescidas, poderão incluir um punhado de nozes ás pequenas refeições, como ao pequeno - almoço ou ao lanche, juntando-as, por exemplo, ao leite ou aos iogurtes.

As nozes são também ricas em gorduras polinsaturada, contendo uma boa dose de ómega-3, sendo este tipo de gordura reconhecido como benéfico para as doenças do coração. São também ricas em substâncias com propriedades antioxidantes. Estas ajudam a neutralizar compostos nefastos para o nosso organismo. Não faltam também, ás nozes, vitaminas, em especial a vitamina E e minerais como potássio, magnésio, entre outros.

Pelo seu elevado teor em gordura, as nozes dão certamente a sensação de aconchego nestes dias mais frios e podem ser adquiridas com ou sem casca. Na culinária, qualquer que seja a sua utilização, conferem sempre um toque especial e requintado aos cozinhados.