Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.

O que é?

O peru é a ave das noites de Natal, a par do Rei bacalhau, mas aparece cada vez mais no nosso dia-a-dia, pois trata-se de uma carne de grande versatilidade culinária e de grande qualidade nutricional.

Como qualquer outra carne de ave, devem-se seguir com muita atenção algumas normas de compra e manipulação, em especial, se o animal for comprado inteiro. No acto da compra observar as datas de abate, se o produto está embalado hermeticamente, e se está à temperatura adequada e, no caso de carne congelada, se não existe gelo dentro da embalagem.

Transporta os congelados e refrigerados em saco térmico, sempre que possível. Assim que chegares a casa, guarda em primeiro lugar os congelados. Para descongelar, utiliza a embalagem original e deixa no frigorífico até descongelar completamente. É a forma mais segura e que garante melhor sabor.

Depois de descongelado, retira-o da embalagem e deita-a fora. Lava o peru em água fria. Mãos, banca e demais utensílios utilizados na preparação do animal devem ser lavados cuidadosamente antes de se pegar noutro alimento. Depois de cozinhado, deve-se evitar deixar o peru entre os 4ºC e os 60 ºC, temperaturas preferidas pela maioria das bactérias.