Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.

O que é?

Molusco solitário que habita em fundos rochosos. desde a zona costeira até as grandes profundidades. Abunda nossa costa atlântica, onde é possível pescá-lo, quer artesanalmente, junto ao litoral, quer através da nossa frota pesqueira, em alto mar.

Os seus 8 tentáculos estão munidos de numerosas ventosas, que lhe permitem fixar-se fortemente ás rochas, com as quais facilmente se confunde devido á cor da sua pele. Quando necessita fugir dos seus predadores, movimentam-se com grande rapidez e agilidade e, quando se sente ameaçado, liberta um líquido negro que os confunde e lhe permite a fuga.

Fresco ou congelado, o polvo está disponível ao longo de todo o ano. É também possível encontrá-lo preparado, em conservas. Do ponto de vista nutricional, o polvo congelado é tão bom como fresco e tem vantagem sobre este, pois a congelação torna a sua carne mais macia e menos elástica.

Se preferir adquirir polvo fresco, antes de o cozinhar tenha cuidado de lhe dar primeiro “uma tareia”. Ou seja, bata-o bem, sobre a mesa de trabalho ou com um maço próprio, com a finalidade de lhe amaciar as fibras. Outra técnica, menos violenta, é introduzi-lo no congelador e usar ao fim de 3 dias.