Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.

O que é?

O salmão selvagem nasce no rio, passa o Inverno no mar e volta na Primavera ao sítio onde nasceu para aí desovar, altura em que é capturado. Vindo das águas frias do Norte da Europa, o salmão começou a entrar nos timidamente nos hábitos alimentares dos Portugueses já há alguns anos.

O salmão é um peixe que se distingue pela sua cor e pelo seu sabor peculiar. Pertence ao grupo dos peixes azuis, ou seja, é um peixe gordo. O seu teor de gordura é superior a 12 g por 100 g. Actualmente são sobejamente reconhecidos os benefícios dos peixes gordos sobre a saúde. A sua gordura, predominantemente do tipo polinsaturado, contém ácidos gordos essenciais ao nosso organismo só obtidos através da alimentação.

Daí que a ingestão de salmão é certamente uma óptima forma do nosso organismo obter este tipo de ácidos gordos. Grávidas e lactantes, em particular, devem ingerir salmão com frequência, porque os ácidos gordos essenciEste peixe de tom laranja-rosado é também uma excelente fonte de fósforo e de selénio. Este último, segundo várias investigações actua como um antioxidante, protegendo as células das lesões que ocorrem diariamente no organismo.

Actualmente podemos encontrar salmão à venda congelado, fresco ou fumado. Do ponto de vista nutricional, o congelado possui as mesmas virtudes do que o fresco. Quanto ao fumado, segundo os apreciadores, a variedade “selvagem” é o melhor, uma vez que é fumado em processo natural. Contrariamente o salmão fumado industrialmente é mais fibroso e menos saboroso. E agora, que já sabes um pouco mais sobre as virtudes nutricionais do salmão, não percas tempo e passa à prática.