use left or right arrow keys to navigate the tab,
Page First page Last page More pages Next page Previous page
Press Enter or Space to expand or collapse and use down arrow to navigate to the tab content
Click to read more about this recipe
Includes
Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.

O que é?

Nativas da Índia, estas sementes são frequentemente utilizadas na cozinha do Médio e Extremo Oriente. O óleo que dela se extrai tem um sabor adocicado, semelhante ao óleo de cânfora e é muito comum nas gastronomia árabe, indiana, chinesa e japonesa.

No Médio Oriente as sementes usam-se como principal ingrediente da halva (onde as sementes são piladas com açúcar e amêndoa) e do tahini (emulsão feita com sementes piladas, sumo de limão, pimenta, alho e especiarias). O tahini é muitas vezes usado no tempero de saladas, legumes crus, carnes grelhadas, bolinhas de farinha de legumes secos e caldo de carne.

Em África e na Ásia, as sementes também se comem assadas como os amendoins. Torradas e moídas dão ainda origem a uma farinha de onde se fazem biscoitos. Na China, servem ainda para preparar um xarope, muito alimentício. Delas fazem-se ainda biscoitos com açúcar e banha. No Japão as sementes assadas são indispensáveis na preparação de molhos e condimentos.

Entre nós, servem para enfeitar biscoitos e pães. Um dos mais populares é, certamente, o pão que é utilizado nas casas de hamburgers.