Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.

O que é?

Fruto rico em potássio e muito rico em vitamina A e C. Do tamanho e formato de um ovo, a casca é vermelha e a polpa tem textura da ameixa. Os caroços são vermelho escuros, numerosos e comestíveis.

Ao comprar, devem preferir-se os frutos maiores, rijos e de pele lustrosa e sem manchas. Se ainda estiverem verdes devem deixar-se amadurecer à temperatura ambiente. Quando maduros, exalam um agradável perfume e a polpa cede ao toque. Nessa altura, poderão conservar-se no frigorífico (4°C), dentro de um saco de plástico, durante cerca de 10 dias.

Os tamarilhos podem servir-se simples e comem-se à colher, como os diospiros. Se necessitas de lhes retirar a casca basta uma imersão durante 30 segundos em água a ferver e depois é só puxar a pele.

Crus, são óptimos para saladas de frutas ou legumes. Mas poderão ainda utilizar-se em tartes, pudins, mousses, soufflés, gelados, doces ou bebidas. Numa utilização mais original, experimenta escalfá-los como acompanhamento de carnes assadas.