Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.

O que é?

De sabor apimentado e ligeiramente resinoso, as bagas de zimbro apresentam-se como umas pequenas bolinhas pretas, que podem ser adicionadas, aos preparados, inteiras ou trituradas.

Particularmente usadas na cozinha nórdica, são um condimento indispensável das marinadas e dos court-bouillons das receitas de caça – javali, tordo, melro, galinhola. O porco é igualmente beneficiado pela sua presença, bem como os pickles ou a famosa sauerkraut alemã.

Na prática, duas ou 3 bagas de zimbro têm o mérito de emprestar um atraente gosto silvestre, que alguns de nós conhecemos muito bem, mas numa preparação bem diferente – falamos do Genebra, ou melhor dizendo, do Gin Holandês. Na verdade, há igualmente outros gins ingleses e até alguns brandies e aguardentes que são perfumados com as bagas de zimbro.

Intensamente aromáticas, têm também lugar garantido na indústria da perfumaria e algumas vertentes da medicina naturista atribui-lhes virtudes no combate aos males de fígado e vesícula, bem como na desinfecção de brônquios e pulmões, graças às suas virtudes bactericidas.
Um excelente recurso para a caixinha dos condimentos e especiarias.