Receita Anterior Risotto de polvo com vinho tinto Receita Seguinte Paella

Risotto de cogumelos com passas e presunto

Custo:
Caro
Tempo:
Curto
Dificuldade:
Fácil
Ingredientes (6/8 pessoas)
Preparação
Ponha as sultanas de molho numa tacinha com o vinho do Porto.

Lave e enxugue os cogumelos. Pique-os em pedaços enquanto leva ao lume metade da Vaqueirocom Azeite e o bacon numa frigideira grande. Quando o bacon começar a alourar junte os cogumelos picados e deixe saltear sobre lume médio a forte, mexendo. Tempere com sal e pimenta moída na altura. Quando os cogumelos estiverem salteados, junte-lhes as sultanas e reserve.

Entretanto, leve ao lume a restante Vaqueiro com Azeite e quando derreter adicione a cebola picada. Corte o alho francês em rodelas, lave em água corrente e escorra bem. Junte à cebola e deixe cozinhar até ficar mole. Junte a casca de limão e o arroz, mexa e deixe-o fritar um pouco.

Dissolva o cubo de caldo de galinha na água a ferver e junte-lhe o vinho branco. Vá adicionando o caldo ao arroz, a pouco e pouco, à medida que este o vai absorvendo, e mexendo sempre. Quando tiver juntado cerca de 2/3 do caldo, adicione os cogumelos salteados e misture bem.

Retire a casca de limão, rectifique o sal e, quando acabar de juntar o caldo, perfume o risotto com um pouco de aneto picado e adicione metade do queijo parmesão ralado.

Sirva o risotto polvilhado com o restante queijo ralado e o presunto cortado em juliana.

Experimente também...

Ver todas as Receitas