dificuldade média
Risotto de camarão com caranguejo do Alasca
Tempo de confeção45 minutos
Dificuldadedificuldade média
4 porções
Ingredientes
- 500 g de camarão calibre 20/30
- sal
- alho de moinho
- 1 malagueta vermelha fresca
- 400 g de patas de caranguejo do Alasca
Vaqueiro Líquida
- 1 bolbo de funcho
- 1 alho francês
- 2 cenouras
- 2 l de água
- 1 cebola grande
- 250 g de arroz para risotto
- 2 dl de vinho verde branco
- 1 lima
- 1 embalagem de natas
- aneto
Preparação
- Tire a casca e as cabeças aos camarões e reserve-as. Tempere os camarões descascados com sal, alho moído na altura e a malagueta, previamente limpa de sementes, cortada em bocadinhos.
- Retire a carne das patas do caranguejo e reserve-a. Junte as cascas às dos camarões.
- Aqueça cerca de 50 g de Vaqueiro Líquida numa panela, junte as cascas e cabeças dos camarões e salteie até estarem rosadas.
- Ao mesmo tempo, lave as cenouras, retire-lhes a pele e junte-a às cascas dos camarões. Retire as folhinhas verdes do funcho e reserve-as.
- Corte os troncos do funcho e a parte verde do alho francês, lave e introduza na panela. Adicione a água, tempere com sal e deixe ferver sobre lume moderado.
- Entretanto descasque a cebola, lave o bolbo de funcho e pique-os finamente.
- Corte a parte branca do alho francês em rodelas, lave e escorra.
- Corte as cenouras em cubos pequenos.
- Deite noutro tacho cerca de 50 g de Vaqueiro Líquida, deixe aquecer bem, introduza os camarões descascados e salteie-os rapidamente sobre lume forte até ficarem rosados. Retire os camarões para outro recipiente, junte-lhes as folhinhas de funcho e regue com o sumo da lima.
- Deite a cebola e o funcho picados, as rodelas de alho francês e os cubos de cenoura no tacho. Reduza o lume, mexa e deixe cozinhar até os legumes amolecerem.
- Aumente de novo o lume, introduza o arroz e frite-o, mexendo de vez em quando até ficar translúcido. Refresque com o vinho verde e deixe cozinhar até o arroz absorver completamente o liquido.
- Enquanto isso, triture as cascas e as cabeças dos camarões com a varinha mágica, coe o caldo obtido para outra panela e mantenha a ferver suavemente sobre lume brando.
- Vá adicionando este caldo, a pouco e pouco ao arroz, sempre que este começar a secar e sem parar de mexer.
- Quando o arroz estiver cozinhado, adicione as natas, os camarões e a carne de caranguejo. Envolva tudo muito bem, rectifique o sal, se necessário e salpique com folhinhas frescas de aneto e raspa da casca da lima.
- Sirva sem demora.





