Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.
recipe image Bacalhau em trouxa de couve

Bacalhau em trouxa de couve

Bacalhau em trouxa de couve

  • Tempo de confeção20 minutos
  • 6 porções
  • fácil

Ingredientes

Ingredientes
  • 3 postas altas do lombo de bacalhau demolhado água 1 couve portuguesa sal 2 cebolas 1 dente de alho 60 g de Vaqueiro Clássica 800 g de batata-doce pimenta preta de moinho 3 colheres de sopa de maionese 50 g de amêndoa palitada

      Instruções

      Preparação
      1. Retire a pele ao bacalhau, corte os lombos ao meio e retire as espinhas cuidadosamente para não os desmanchar.
      2. Ponha um tacho ao lume com água.
      3. Separe as folhas de couve e apare-lhes o talo central. Lave as folhas de couve, reserve 3 a 6 folhas, consoante o tamanho, inteiras e corte as restantes em tiras com 1 dedo de espessura. Quando a água estiver a ferver, tempere-a com sal e introduza a couve cortada e por cima coloque as folhas inteiras. Deixe ferver destapado durante 15 minutos.
      4. Ao mesmo tempo descasque o alho e as cebolas e corte-as em rodelas enquanto derrete a Vaqueiro Clássica num tacho. Junte as rodelas de cebola e o alho à Vaqueiro derretida, tape e deixe suar sobre lume brando.
      5. Lave muito bem as batatas-doces, corte-as em dados, junte-as à cebolada e misture bem. Tempere com sal e pimenta moída na altura e deixe cozinhar tapado durante cerca de 15 minutos.
      6. Ligue o forno e regule-o para os 180º C.
      7. Escorra a couve, embrulhe os lombos de bacalhau nas folhas inteiras e junte a restante couve às batatas. Misture bem, mude o cozinhado para um tabuleiro de forno e por cima coloque as trouxas de bacalhau.
      8. Barre as trouxas com a maionese, salpique tudo com a amêndoa em palitos e leve ao forno durante 30 minutos.