Press Enter or Space to expand or collapse and use down arrow to navigate to the tab content
close menuopen menu
Click to read more about this recipe
Includes
Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.
Parta os ovos, separando as gemas das claras. Bata as gemas com metade do açúcar e a raspa da casca do limão até obter um creme fofo e esbranquiçado. Adicione a farinha, misturando com uma colher de pau.
Bata as claras com uma pitada de sal e quando começarem a ficar em espuma adicione-lhes o restante açúcar, continuando sempre a bater até estarem bem espessas. Envolva-as delicadamente no preparado anterior
Unte uma forma redonda com cerca de 24 cm de diâmetro com Vaqueiro Culinesse e forre o fundo com um círculo de papel vegetal. Volte a untar. Deite aí a massa e leve a cozer no forno durante cerca de 45 minutos.
Leve o leite ao lume e deixe ferver. Entretanto bata as gemas com o açúcar até estarem brancas e fofas.
Deite o leite a ferver, em fio, sobre a gemada, mexendo sempre sem parar. Transfira a mistura para um tacho e levea lume brando. Deixe ferver suavemente durante cerca de 10 minutos, mexendo sempre com uma colher de pau. Retire do lume e deixe arrefecer, mexendo de vez em quando.
Escorra o ananás, reserve a calda e corte as rodelas em pedaços pequenos.
Misture cerca de 0,5 dl da calda com o vinho da Madeira. Escorra as cerejas e corte-as ao meio.
Bata as natas até estarem espessas e conserve-as no frigorífico.
Corte o bolo em fatias finas. Coloque uma camada de fatias sobre a taça onde vai servir o triffle e borrife-as com a mistura de calda de ananás e vinho da Madeira. Por cima espalhe pedaços de ananás e cerejas. Cubra com parte do creme anglaise e das natasbatidas. Repita as camadas até esgotar os ingredientes. Termine com uma camada de creme anglaise, coberta com uma de natas. Enfeite com cerejas em calda e frutos cristalizados, a gosto. Leve ao frigorífico e sirva fresco.
Esta sobremesa é óptima para aproveitar sobras de pão-de-ló.Em substituição do bolo e para abreviar a sua confecção, pode usar também palitos à la reine.