Receita Anterior Pães para Chá Receita Seguinte Rabanadas Especiais

Bôla de Bacalhau

Custo:
Barato
Tempo:
Longo
Dificuldade:
Fácil
Ingredientes (4/8 pessoas)
Preparação

Esfarele o fermento de padeiro com um garfo ou com as pontas dos dedos e dissolva-o na água amornada. Misture as farinhas de trigo e de milho numa tigela, junte-lhes uma pitada de sal e abra um buraco no meio. Deite aí a Vaqueiro com Azeite, que entretanto derreteu, o Vinho do Porto e a mistura de fermento e água. Misture tudo e assim que os ingredientes estiverem ligados amasse até a massa se soltar das paredes da tigela. Deite sobre a mesa de trabalho, previamente polvilhada com farinha e sove a massa energicamente durante pelo menos 5 minutos. Molde em bola, polvilhe com farinha e deixe levedar em local aquecido enquanto prepara o recheio.
Ponha o bacalhau a cozer num tacho com água. Deixe ferver á volta de 10 minutos.
Enquanto o bacalhau está a cozer, descasque e pique a cebola e os dentes de alho e leve ao lume com a Vaqueiro com Azeite. Aproveite para cortar o alho francês em rodelas. Passe por água, escorra bem e junte à cebola. Lave e corte os cogumelos em fatias e junte-os aos outros legumes. Deixe cozinhar, destapado, cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando. Aproveite para limpar o bacalhau de peles e espinhas ao mesmo tempo que o desfaz em lascas.
Junte o bacalhau aos legumes e tempere com sal e pimenta, moída na altura.
Ligue o forno e regule-o para os 200 °C.
Estenda a massa, que entretanto deve ter dobrado de volume, num rectângulo, com a ajuda do rolo e de farinha. Por cima espalhe o recheio e enrole a massa. Coloque-a em seguida num tabuleiro, previamente untado e polvilhado e leve ao forno durante cerca de 30 minutos.

Experimente também...

Ver todas as Receitas