Receita Anterior Creme aveludado com espargos Receita Seguinte Creme de cogumelos

Creme de mexilhão com queijo gratinado

Custo:
Médio
Tempo:
Médio
Dificuldade:
Médio
Ingredientes (4/6 pessoas)
Preparação
Lave o talo de aipo, corte em pedaços e deite numa panela. Junte a folha de louro, a cebola descascada e espetada com os cravinhos e o miolo de mexilhão. Regue com água a ferver e tempere com sal. Leve ao lume e deixe ferver durante cerca de 5 minutos.

Entretanto, espalhe a farinha sobre o fundo de uma frigideira anti-aderente e leve a torrar sobre lume moderado, mexendo de vez em quando. Retire do lume e reserve.

Coe os mexilhões e reserve o caldo.

Derreta a Vaqueiro Gourmet numa panela, junte-lhe a cebola picada e deixe alourar enquanto corta o alho francês em rodelas.
Lave as rodelas de alho francês em água corrente, escorra bem e junte-as à cebola. Tape e deixe cozinhar suavemente.

Entretanto descasque as batatas. Corte as batatas e a abóbora em cubos pequenos e deite tudo  na panela. Tape e deixe cozinhar suavemente durante cerca de 10 minutos. Adicione a farinha, misture bem e deixe engrossar mexendo de vez em quando. Se achar necessário, junte um pouco do caldo da cozedura dos mexilhões.  Entretanto ligue o grelhador do forno.

Quando os legumes estiverem macios triture a sopa com a varinha, adicione-lhe mais um pouco do caldo dos mexilhões até ficar na consistência que gosta e volte triturar com a varinha.

Perfume a sopa com coentros picados e pimenta preta, moída na altura.

Distribua os mexilhões por tigelas de sopa que possam ir ao forno.

Corte o pão na diagonal em fatias finas e polvilhe-as com o queijo ralado.

Imediatamente antes de servir, coloque as fatias de pão sobre a superfície da sopa e leve ao forno até o queijo derreter. Sirva de imediato.

Experimente também...

Ver todas as Receitas