Press Enter or Space to expand or collapse and use down arrow to navigate to the tab content
close menuopen menu
Click to read more about this recipe
Includes
Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.
Limpe o pato. Retire a pele ao chouriço e coloque-o juntamente com o pato na panela de pressão. Cubra com água e tempere com sal. Leve a cozer durante cerca de 50 minutos, após levantar pressão.
Abra a panela depois de ter deixado escapar toda a pressão e escorra o pato e o chouriço. Retire todas as peles, gorduras e ossos e desfie o pato.
Corte o chouriço em rodelas. Coe o caldo da cozedura, meça 8 dl e leve a ferver, juntamente com a Vaqueiro Clássica 450g
Introduza então o arroz e, logo que retomar fervura, junte os pinhões e as sultanas.
Retire do lume e deite 1/3 do arroz num tabuleiro que possa ir ao forno e à mesa. Sobre ele espalhe metade do pato desfiado e, por cima, mais 1/3 do arroz.
Disponha por cima o restante pato desfiado e cubra com o restante arroz e respectivo caldo.
Enterre parcialmente as rodelas de chouriço e leve a acabar de cozer no forno, previamente aquecido a 220 °C, durante cerca de 20 minutos ou até o arroz ganhar uma crosta dourada e estaladiça.
Acompanhe com as laranjas, cortadas em rodelas e enfeitadas com folhas de hortelã ou de manjericão.
À parte, sirva uma salada com alfaces de várias qualidades e, se gostar, chicória, temperada com molho vinagreta. Se quiser fazer o tradicional arroz de pato não adicione os frutos secos.