dificuldade média
Bolo de fécula com pêssegos
Tempo de confeção35 minutos
Dificuldadedificuldade média
12 porções
Ingredientes
- 250 g + 50 g de açúcar
- 150 g de Vaqueiro (à temperatura ambiente)
- 5 ovos
- 1 dl de natas
- 250 g de farinha
- 100 g de fécula de batata
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
- raspa da casca de limão
Para o recheio e cobertura
- 3 a 4 pêssegos maduros mas firmes
- 20 g de Vaqueiro
- açúcar
- 0,5 dl de rum
- 2 dl de natas frescas
Preparação
- Ligue o forno e regule-o para os 180 °C.
- Deite 250 g de açúcar e a Vaqueiro cortada em pedaços na batedeira e bata até obter um creme.
- Parta os ovos, adicionando as gemas ao creme de açúcar e Vaqueiro e separando as claras para outra tigela. Bata as gemas com os restantes ingredientes até obter um creme. Adicione as natas e misture bem sem bater.Junte a farinha, polvilhada com a fécula e o fermento em pó, emisture também sem bater. Adicione a raspa da casca do limão e mexa.
- À parte bata as claras até ficarem em espuma, adicione o restante açúcar e continue a bater até ficarem bem espessas. Envolva as claras no creme anterior. Deite a massa numa forma bem untada e coza durante cerca de 40 minutos no forno.
- Entretanto, pele os pêssegos e corte-os em fatias.
- Derreta a Vaqueiro numa frigideira, junte metade das fatias de pêssego, polvilhe com açúcar e deixe caramelizar um pouco. Regue com o rum, puxe fogo e deixe arder, agitando a frigideira. Retire do lume e deixe arrefecer.
- Depois de cozido, desenforme o bolo sobre uma rede e deixe arrefecer.
- Bata as natas que devem estar bem frias, com 2 colheres de sopa de açúcar até ficarem bem espessas. Reserve no frigorífico.
- Quando o bolo estiver frio corte-o ao meio e recheie comas fatias de pêssego flambeadas e a calda que largaram e por cima espalhe com um pouco das natas batidas. Cubra o bolo com as restantes natas batidas e enfeite com as restantes fatias de pêssego.
- Sirva bem fresco.





