Press Enter or Space to expand or collapse and use down arrow to navigate to the tab content
close menuopen menu
Click to read more about this recipe
Includes
Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.
Leve o açúcar ao lume com a água e deixe ferver suavemente durante cerca de 5 minutos. Entretanto triture as sultanas, os mirtilos, as ameixas e os alperces no robot de cozinha. Junte o vinho do Porto e misture bem. Unte uma forma redonda de 26 cm de diâmetro com Vaqueiro líquida, forre o fundo com um disco de papel vegetal, volte a untar e polvilhe com farinha. Ligue o forno e regule-o para os 170ºC.
Separe as gemas das claras, pondo de parte 2 claras para a cobertura.
Adicione a amêndoa ralada à calda de açúcar e misture bem. Junte-lhes a Vaqueiro líquida e as gemas e deixe cozinhar mais 1 a 2 minutos sobre lume brando e mexendo sempre até engrossar um pouco.
Mude a mistura para uma tigela e adicione os frutos secos picados. Depois de misturar bem junte a farinha e o fermento e mexa.
Bata as 4 claras em castelo firme com a saqueta de açúcar baunilhado e envolva-as delicadamente no preparado anterior.
Deite a massa na forma e leve ao forno durante cerca de 30 minutos.
Quando o bolo estiver quase pronto, bata as restantes claras na batedeira. Quando estiverem em espuma vá adicionando o açúcar em pó,
a pouco e pouco e sem parar de bater até obter um merengue espesso e liso. Junte o vinagre e continue a bater até estar bem incorporado.
Retire o bolo do forno e desenforme-o sobre um tabuleiro com papel vegetal. Aumente a temperatura do forno para os 225ºC.
Cubra o bolo com o merengue preparado e leve-o ao forno durante mais 5 minutos, ou até o merengue estar dourado.
Depois de frio coloque no prato de serviço e enfeite com physalis.