Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.

Botões de Natal

  • Tempo de confeção20 minutos
  • Tempo de preparação
  • 40 porções
recipe image Botões de Natal

Ingredientes

  • 150g de Vaqueiro Sabor a Manteiga
  • 100g de Açúcar
  • 1 Ovo Tamanho L
  • 300g de farinha
  • Uma pitada de sal
  • Palhinhas
  • Papel vegetal
Energy (kcal)0 kcal
Energy (kJ)0 kJ
Protein (g)0.0 g
Carbohydrate incl. fibre (g)0.0 g
Carbohydrate excl. fibre (g)0.0 g
Sugar (g)0.0 g
Fibre (g)0.0 g
Fat (g)0.0 g
Saturated fat (g)0.0 g
Unsaturated fat (g)0.0 g
Monounsaturated fat (g)0.0 g
Polyunsaturated fat (g)0.0 g
Trans fat (g)0.0 g
Cholesterol (mg)0 mg
Sodium (mg)0 mg
Salt (g)0.00 g
Vitamin A (IU)0 IU
Vitamin C (mg)0.0 mg
Calcium (mg)0 mg
Iron (mg)0.00 mg
Potassium (mg)0 mg

Instruções

  1. 1. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
  2. 2. Bata 150g de Vaqueiro Sabor a Manteiga com 100g de açúcar e misture tudo numa batedeira até obter um creme fofo. Junte também um ovo grande.
  3. 3. Adicione a farinha e uma pitada de sal. Vá misturando e amassando com a ajuda das mãos até obter uma massa consistente e forme uma bola.
  4. 4. Polvilhe uma superfície com farinha e vá trabalhando a massa até ter uma espessura de cerca de 3mm.
  5. 5. Com a ajuda de um copo corte a massa em forma de círculos. Com a ajuda de um copo mais pequeno pressione levemente para fazer um círculo interior. Para formas botões perfeitos, faça cerca de 4 buraquinhos alinhados com a ajuda de uma palhinha ou de um palito.
  6. 6. Coloque papel vegetal sobre um tabuleiro e disponha as bolachinhas. Leve ao forno pré-aquecido durante cerca de 10-12 minutos até ganharem um tom dourado. No final retire-os do tabuleiro e deixe arrefecer uma grade de forno.
  7. Sugestão: Pode formar os botões imediatamente após trabalhar a massa mas para dar aquele toque especial pode também deixar a massa repousar um pouco no frigorífico antes de a começara trabalhar.
Sugestões para enfeitar os botões: Para fazer botões verdes junte à massa meio pacote de gelatina de cor verde (por exemplo, kiwi) Para fazer botões de chocolate mergulhe os biscoitos, depois de cozidos, em chocolate derretido em banho-maria com um pouco de cacau. Coloque num prato até o chocolate secar e os biscoitos ficarem rijos Se preferir mesmo botões inteiros de chocolate acrescente czcau a uma parte da massa.Também pode polvilhar, antes de ir ao forno, a massa com bolinhas de açúcar coloridas, chocolate granulado e nozes picadas e misturar tudo para o interior da massa. Ficarão como que uma espécie de purpurinas. Em alternativa pode adocicar a massa, antes de levar ao forno, com canela, gengibre e sumo de limão ou laranja. Também pode polvilhar as bolachas com Açucar em pó depois de estarem arrefecidas.