Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.
Leve a água ao lume com os cubos de caldo de carne e a carne picada e deixe ferver sobre lume brando durante cerca de 15 minutos.
Entretanto bata 1 dos ovos com as natas e tempere com sal, pimenta e noz moscada. Deite a mistura numa taça e cubra com papel de alumínio.
Coloque a taça dentro de um tacho e encha-o com água quente até cerca de 1 dedo da borda da forma. Leve a lume brando e deixe ferver durante cerca de 15 minutos. Depois retire do calor e deixe arrefecer.
Aproveite o tempo para retirar o tutano do osso, lave-o em água corrente e desfaça-o em bocadinhos. Leve ao lume numa frigideira anti-aderente e coe através dum passador de rede para eliminar o excesso de gordura. Msture com o restante ovo, previamente desfeito e temperado com sal, pimenta, noz moscada, com o miolo de pão e com a salsa picada, de modo a obter uma pasta que consiga moldar. Tenda em bolinhas com tamanho de avelãs e reserve.
Coe o caldo de carne através de um passador de rede fino. Se for necessário forre-o com um pano fino. Junte ao caldo os raminhos de couve-flor e os cogumelos, previamente lavados e escorridos e as ervilhas.
Leve de novo ao lume e deixe ferver durante 5 minutos. adicione as bolinhas preparadas e ferva suavemente durante mais 10 minutos.
Entretanto escalde os tomates com água a ferver e corte-os emcubos pequenos.
Desenforme o flan e corte em palitos
Junte o tomate e os pedaços de flan à sopa, deixe retomar fervura regue com o sherry e rectifique os temperos se achar necessário.
Salpique com folhinhas de salsa e sirva.
Em substituição do tutano pode usar a carne picada utilizada para a preparação do caldo. Nesse caso pique-a outra vez depois de cozinhada na picadora.