Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.
Caldo de Perdiz com Brunesa de Legumes e Ovo de Codorniz
Caldo de Perdiz com Brunesa de Legumes e Ovo de Codorniz
Tempo de confeção45 minutos
4 porções
dificuldade média
Ingredientes
Ingredientes
1 perdiz limpa
1 cebola
1 dente de alho
1/2 alho francês
1 talo de aipo
2 cenouras
água
sal
1 nabo pequeno
½ courgette
½ beringela
vinagre
4 ovos de codorniz
20 g de Vaqueiro Azeite
0,5 dl de vinho do Porto
mistura de pimentas em moinho
Instruções
Preparação
Coloque a perdiz num tacho com a cebola descascada e cortada em pedaços, o dente de alho esborrachado, o alho francês cortado em tiras, o talo de aipo e uma das cenouras peladas e cortada em palitos.
Cubra com bastante água (cerca de 1,5 l) e leve ao lume. Quando ferver tempere com sal e deixe cozinhar durante cerca de 1 hora. Entretanto pele a restante cenoura e o nabo, lave a courgette e a beringela e corte os legumes em dados pequeninos.
Ponha ao lume outro tacho com água temperada com um pouco de vinagre. Quando começar a ferver, reduza e deixe fervilhar apenas. Abra os ovos de codorniz, um de cada vez para uma tacinha e deite-os cuidadosamente na água a fervilhar. Deixe escalfar durante 1 a 2 minutos e retire-os com uma escumadeira para um prato.
Retire um pouco do caldo onde está a cozer a perdiz para outro tacho, junte-lhe a Vaqueiro com Azeite e use-o para escalfar os legumes cortados em brunesa. Deixe ferver cerca de 10 minutos.
Escorra a perdiz do caldo, retire-lhe a pele e os ossos e deite-os outra vez no caldo e leve a ferver durante mais 30 minutos. Desfie a carne da perdiz em tirinhas e reserve.
Coe o caldo por um passador de rede fina e junte-lhe o vinho do Porto. Distribua a carne da perdiz e os legumes por tacinhas de consomé. Cubra com o caldo e por cima coloque o ovo escalfado. Polvilhe com a mistura de pimentas acabadas de moer.