dificuldade média
Camarão tropical em caixa de abacaxi
Tempo de confeção35 minutos
Dificuldadedificuldade média
4 porções
Ingredientes
- 2 abacaxis pequenos
- 800 g de camarão calibre 40-60
- sal
- piripiri
- raiz de gengibre
- 80 g de Vaqueiro Alho
- rum
- ± 2 dl de água
- ± 1 colher de chá de Maizena
- 2 dl de leite de coco
- queijo ralado em fios
- coco ralado
- cebolinho picado
Preparação
- Apare parte da rama dos abacaxis e corte-os ao meio na vertical. Retire cuidadosamente a polpa de modo a não danificar a casca. Pique a polpa em pedaços pequenos, reservando todo o suco que se libertar à parte.
- Tire as cabeças e as cascas aos camarões e reserve-as. Tempere os camarões com sal, piripiri e o suco de um pedaço de raiz de gengibre, previamente pelada e ralada.
- Ligue o forno e regule-o para os 180 °.
- Derreta metade da Vaqueiro Alho numa frigideira, junte as cascas e as cabeças dos camarões e deixe fritar, mexendo de vez em quando. Regue com um pouco de rum e deixe arder agitando a frigideira até a chame se extinguir. Mude as cascas e as cabeças para um recipiente estreito e alto e reserve.Deite a restante Vaqueiro Alho na mesma frigideira, deixe derreter e adicione os camarões descascados. Frite durante 2 a 3 minutos, regue com mais um pouco de rum e puxe fogo. Deixe arder agitando a frigideira até a chama se apagar. Adicione o ananás em pedaços e deixe saltear. Ao mesmo tempo, adicione cerca de 2 dl de água a ferver às cascas e cabeças dos camarões, triture tudo com a varinha mágica e coe através de um passador de rede. Junte ao caldo obtido a Maizena previamente dissolvida num pouco do suco do ananás, junte o leite de coco e deite a mistura sobre os camarões. Tempere com sal e pimenta e deixe engrossar um pouco mexendo de vez em quando. Distribua o cozinhado pelas cascas de abacaxi, salpique com queijo ralado em fios, coco ralado e cebolinho picado e leve ao forno entre 10 a 15 minutos.
- Sirva com arroz branco, cozido e bem solto.





