dificuldade média
Carpaccio de pato com maçã
Tempo de confeção35 minutos
Dificuldadedificuldade média
4 porções

Ingredientes
- 1 peito de pato grande ou 2 pequenos
- 1 lima
- 1 colher de sopa de açúcar mascavado
- ½ colher de café de coentros em pó
- ½ colher de café de cominhos em pó
- 1 maçã Fuji ou Granny Smith
- raiz de gengibre
- 3 colheres de sopa de óleo Vaqueiro
- 250 g de folhas de rúcula
- pimenta preta de moinho
- flor de sal
Preparação
- 1 Limpe muito bem o peito de pato de pele e gorduras. Embrulhe em película aderente e leve ao congelador durante 1 hora.
- Lave a lima, rale a casca no ralador em fios finos e reserve. Corte a lima ao meio e esprema o sumo. Misture o açúcar com as especiarias e adicione-lhes metade do sumo da lima.
- Descasque a maçã e corte-a em lâminas muito finas. Coloque as lâminas de maçã numa taça e cubra com o sumo e com as especiarias.
- 2 Descasque a raiz de gengibre e corte 3 a 4 lâminas, na prependicular ao correr das fibras e o mais fino que conseguir. Junte as lâminas de gengibre à maçã e reserve.
- Noutra taça misture o óleo Vaqueiro com o restante sumo de lima.
- 3 Retire o peito de pato do congelador e corte-o em lâminas muito finas com uma faca bem afiada.
- 4 Se quiser tornar as lâminas de carne ainda mais finas, coloque-as entre duas folhas de película aderente e espalme-as com a ajuda do rolo da massa.
- Regue as fatias de carne com a mistura de óleo e sumo de lima, cubra com película aderente e reserve no frigorífico até à altura de servir.
- Distribua as folhas de rúcula pelos pratos de serviço, por cima disponha as fatias de maçã e sobre estas as fatias de carne. Perfume com pimenta moída na altura e salpique com flor de sal.
