Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.
Ponha uma panela ao lume com água, temperada com uma pitada de sal.
Apare as pontas fibrosas dos espargos e pele-os com uma faca ou com um pelador. Introduza os espargos na panela quando a água estiver a ferver em cachão. Deixe cozer destapados durante cerca de 20 minutos ou até os espargos estarem tenros.
Entretanto derreta a Vaqueiro noutra panela, junte-lhe a farinha e mexa. Regue com o leite, desfaça bem a farinha com uma vara de arames e deixe engrossar sobre lume brando, mexendo de vez em quando. Tempere com sal e pimenta acabada de moer.
Retire os espargos com uma escumadeira, corte e reserve algumas pontas espigadas para decorar os pratos e introduza os restantes no molho béchamel. Triture muito bem com a varinha mágica, junte o caldo de galinha e caldo da cozedura dos espargos, até a sopa estar na consistência desejada. Se for necessário passe a sopa por um coador de rede e rectifique os temperos.
Sirva enfeitada com as pontas espigadas dos espargos e perfume com folhas frescas de salsa ou de cerefólio.
Experimente servir a sopa com uma rodela de queijo fresco, em cada prato.