dificuldade média
Creme de arroz doce com dióspiros e bolos dos santos
Tempo de confeção45 minutos
Dificuldadedificuldade média
8 porções
Ingredientes
- 60 g de arroz carolino
- água
- sal
- 1 casca de limão
- 1 l de leite gordo
- 1 embalagem de natas
- 1 estrela de anis
- 100 g + 40 g de açúcar
- 3 ovos tamanho XL
- 2 ferraduras ou bolos dos Santos
- 3 a 4 dióspiros
Preparação
- Coloque o arroz num tacho, junte água até cobrir o arroz, tempere com uma pitada de sal e junte uma tira de casca de limão. Tape e leve a ferver sobre lume muito brando durante cerca de 10 minutos ou até o arroz absorver completamente toda a água.
- Ao mesmo tempo leve ao lume o leite e as natas com a estrela de anis até levantar fervura.
- Já juntando a mistura de leite ao arroz, a pouco e pouco e mexendo sempre, e deixe cozinhar sobre lume brando para que o arroz fique bem cremoso.
- Separe as gemas das claras e quando o arroz estiver quase pronto bata as gemas com os 100 g de açúcar até estarem fofas e esbranquiçadas. Reserve as claras.
- Esfarele grosseiramente as ferraduras (ou os bolos dos Santos)
- Retire a casca de limão e, fora do lume, junte a gemada ao arroz, mexendo rapidamente. Adicione os bolos esfarelados e misture bem.
- Tire o pedúnculo e a pele aos dióspiros, corte-os em pedaços e distribua-os por taças individuais que possam ir ao forno. Por cima coloque o creme de arroz doce e deixe arrefecer.
- Na altura de servir ligue o grelhador do forno e bata as claras com a batedeira até estarem em espuma. Junte os restantes 40 g de açúcar e continue a bater até obter um merengue bem espesso e brilhante.
- Coloque o merengue em colheradas sobre o creme de arroz e leve as taças ao forno até a superfície do merengue ficar dourada.





