fácil
Empada de Peixe
Tempo de confeção35 minutos
Dificuldadefácil
4 porções
Para a massa
- 250 g de farinha
- 125 g deVaqueiro
- sal
- 2 claras
Para o recheio
- 1 cebola
- 1 alho francês
- 2 cenouras
- 200 g de cogumelos em lâminas
- 50 g de Vaqueiro
- 2 colheres de sopa de farinha
- 3 dl de leite
- sal
- pimenta
- noz moscada
- 2 gemas
- 400 g de peixe cozinhado (limpo de peles e espinhas)
- 1 ovo
Preparação
- Deite a farinha numa tigela e junte a Vaqueiro em bocadinhos e o sal. Trabalhe em areia com a ponta dos dedos. Junte as claras e amasse rapidamente até obter uma massa que possa tender. Embrulhe em película aderente e deixe repousar enquanto prepara o recheio.
- Descasque e pique a cebola. Corte o alho francês em rodelas, lave e escorra bem. Pele a cenoura e rale-a. Lave os cogumelos e corte-os em lâminas. Leve todos os legumes ao lume num tacho com Vaqueiro. Deixe saltear até os legumes estarem moles.
- Polvilhe com a farinha, mexa e regue com o leite. Tempere com sal, pimenta e noz moscada e deixe cozinhar sobre lume brando até engrossar. Adicione as gemas e o peixe em lascas.
- Forre uma forma de tarte com o fundo móvel com um pouco mais de metade da massa, estendida com a ajuda do rolo da massa. Deite aí o recheio. Estenda a restante massa num círculo e coloque sobre o recheio. Faça aderir bem as bordas e decore a superfície com as aparas da massa que sobraram. Pincele com o ovo batido e coza em forno moderado (200º C) durante cerca de 30 minutos.





