Press Enter or Space to expand or collapse and use down arrow to navigate to the tab content
close menuopen menu
Click to read more about this recipe
Includes
Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.
Para o Acompanhamento:1,5 kg de castanhas congeladas
1,3 l de caldo de aves ou de carne
2 torrões de açúcar
50 g de margarina Vaqueiro
400 g de massa folhada
2 dl de natas
sal
pimenta
noz moscada ralada
Instruções
Preparação
Misture bem os fígados das aves, previamente picados, as maçãs raladas, os queijinhos esmagados com um garfo e o conhaque. Tempere com sal e pimenta.
Depois das aves convenientemente depenadas e limpas, recheie-as com o preparado anterior e, em seguida, aloure-as de todos os lados numa frigideira com a margarina Vaqueiro. Envolva as aves nas tiras de bacon, ate com um fio, coloque-as num tacho largo e leve a lume brando para cozinharem lentamente. Vá regando com o vinho do Porto e o molho que se formar durante a cozedura. Devem ficar prontas ao fim de aproximadamente 45 minutos.
Deixe descongelar as castanhas e leve-as a cozer num tacho com 1 litro de caldo de carne ou de aves e o açúcar. Tempere com sal e pimenta a gosto e, logo que levantar fervura, adicione a margarina Vaqueiro. Deixe cozer mais ou menos 10 minutos ou até que estejam bem cozidas.
Entretanto, estenda a massa folhada, numa placa e corte 8 a 10 rodelas com cerca de 15 cm de diâmetro. Forre forminhas de tarte e leve a cozer em forno quente (225°C) durante cerca de 10 minutos.
Reduza metade das castanhas cozidas a puré. Junte as natas e tempere com noz moscada. Misture bem.
Retire as aves para a travessa de serviço e junte ao molho que largaram, o restante caldo de carne e leve a ferver. Deite 1/3 deste molho sobre as aves e sirva o restante bem quente, à parte, numa molheira. Acompanhe com as restantes castanhas inteiras, bem quentes.