use left or right arrow keys to navigate the tab,
Page First page Last page More pages Next page Previous page
Press Enter or Space to expand or collapse and use down arrow to navigate to the tab content
Click to read more about this recipe
Includes
Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.
recipe image Feijoada do mar

Feijoada do mar

Feijoada do mar

  • Tempo de confeção45 minutos
  • 6 porções
  • dificuldade média

Ingredientes

Ingredientes
  • 500 g de feijão manteiga seco água sal 500 g de pota congelada 600 g de tamboril em pedaços alho em pó limão 1 kg de mexilhão 2 cebolas 1 alho francês 2 cenouras 6 tomates de rama maduros 80 g de Vaqueiro Clássica
  • 2 dente de Alho farinha segurelha

      Instruções

      Preparação
      1. Ponha o feijão de molho em água de um dia para o outro. Escorra a água, coloque o feijão na panela de pressão, cubra com água e tempere com sal. Feche a panela, leve ao lume e deixe ferver durante cerca de 50 minutos.
      2. Retire a pele às tiras de pota e corte-as em bocados. Tempere separadamente os pedaços de pota e o tamboril, com alho em pó e sumo e limão. Salpique o tamboril com um pouco de sal.
      3. Retire as "barbas" ao mexilhão e raspe muito bem as conchas. Lave e deixe a escorrer dentro de um coador.
      4. Descasque as cebolas e pique-as finamente. Corte o alho francês em rodelas, lave e escorra bem. Pele as cenouras e corte-as em dados. Pele o tomate, limpe-o de grainhas e pique em pedaços.
      5. Deite cerca de metade da Vaqueiro Clássica num tacho grande e deixe aquecer. Junte os pedaços de pota muito bem escorridos e salteie durante 2 a 3 minutos sobre lume médio a forte.
      6. Entretanto, enxugue os pedaços de tamboril e passe-os por farinha. Retire os pedaços de pota com uma escumadeira e introduza o tamboril no tacho. Deixe alourar o peixe de ambos os lados, retire em seguida e reserve.
      7. Deite a restante Vaqueiro Clássica e os dentes de alho no tacho, deixe derreter e adicione a cebola, o alho francês e a cenoura. Salpique com sal, tape e deixe os legumes suarem até amolecerem. Junte o tomate e 3 a 4 pés de segurelha. Salpique com uma pitada de sal e de pimenta moída na altura, tape e deixe ferver suavemente até os legumes estarem macios. Introduza os mexilhões, tape o tacho e deixe cozinhar sobre lume brando, agitando-o de vez em quando até abrirem.
      8. Abra a panela depois de ter deixado escapar a pressão, escorra o feijão e adicione-o aos mexilhões. Junte os pedaços de pota e misture bem.
      9. Por cima disponha o tamboril e salpique com folhinhas frescas de segurelha.
      Para uma versão mais rápida, substitua o feijão seco por 2 latas grandes de feijão manteiga.