Filhós de panela
Tempo de confeção45 minutos
30 porções

Ingredientes
- 750 g de farinha
- 100 g de açúcar
- sal
- 10 g de fermento de padeiro
- ± 0,5 dl de água
- 1 dl de leite
- 2 ovos
- óleo
- canela em pó
Energy (kcal) | 0 kcal |
Energy (kJ) | 0 kJ |
Protein (g) | 0.0 g |
Carbohydrate incl. fibre (g) | 0.0 g |
Carbohydrate excl. fibre (g) | 0.0 g |
Sugar (g) | 0.0 g |
Fibre (g) | 0.0 g |
Fat (g) | 0.0 g |
Saturated fat (g) | 0.0 g |
Unsaturated fat (g) | 0.0 g |
Monounsaturated fat (g) | 0.0 g |
Polyunsaturated fat (g) | 0.0 g |
Trans fat (g) | 0.0 g |
Cholesterol (mg) | 0 mg |
Sodium (mg) | 0 mg |
Salt (g) | 0.00 g |
Vitamin A (IU) | 0 IU |
Vitamin C (mg) | 0.0 mg |
Calcium (mg) | 0 mg |
Iron (mg) | 0.00 mg |
Potassium (mg) | 0 mg |
Instruções
- Deite a farinha, o açúcar e uma pitada de sal num alguidar e misture. Abra uma cavidade ao meio e deite aí o fermento de padeiro, esfarelado. Junte um pouco de água morna e desfaça o fermento com a ponta dos dedos. Adicione o leite também amornado, e os ovos e misture tudo com uma das mãos até obter uma massa macia que se solte das paredes do alguidar.
- Se for necessário adicione um pouco mais de água ou leite amornados ou, se a massa estiver demasiado mole, um pouco de farinha. Sove a massa energicamente durante cerca de 5 minutos.
- Molde em bola, tape com um pano e deixe levedar durante cerca de 1 hora em local aquecido.
- Leve uma fritadeira ao lume com óleoe deixe aquecer.
- Retire pedaços da massa e tenda-os com as mãos até obter placas finas. Vá fritando as filhós tendidas no óleo quente, à medida que lhes vai deitando óleo em cima com a ajuda de uma escumadeira.
- Quando estiverem douradas, retire e escorra sobre papel absorvente. Polvilhe enquanto quentes com açúcar misturado com canela em pó.